Exposição 5 | ÁFRICA'10

ÁFRICA'10
FREDERICO FERNANDES
fotografia da natureza
Angola | Nabímia | África do Sul


Galeria Espaço Artever
de 10 de Setembro a 10 de Outubro de 2011



FREDERICO FERNANDES

Designer gráfico
Lisboa, 1970
Com formação académica na Escola António Arroio e FUNDETEC (Curso Técnico-Profissional de Design e Imagem por Computador).
Tem um percurso profissional em várias agências de publicidade, empresas de design e marketing directo. Actualmente é Director Criativo na Loft Works, agência de custom publishing, em Barcelona.
Desde muito jovem amante da fotografia é com o aparecimento do digital que se consolida como fotógrafo amador e, desde 2003, com maior dedicação à fotografia de natureza e vida selvagem.
Participou em inúmeras exposições colectivas.
No seu sítio da internet, nostressphoto.blogspot.com, apresenta o seu percurso fotográfico mais recente.
É ainda co-fundador do projecto Wildlife Moments com mais três outros fotógrafos que partilham a mesma paixão.
Recentemente e por motivos profissionais, trabalhou dois anos em Angola o que lhe permitiu alargar o leque temático da fotografia a outras paisagens, outros animais e, outras cores e ambientes. Oportunidade que não desperdiçou alargando o percurso à África do
Sul e à Namíbia. A experiência, de tão fascinante, já lhe criou a vontade de a alargar a outros países africanos nomeadamente ao Botswana, Zâmbia, Moçambique, Quénia...



A África está no imaginário de todos nós. Mas por razões diversas. Os que a vivenciaram fisicamente, uns de forma intensa por lá terem nascido, outros de forma mais fugaz por terem lá vivido pouco tempo; os que lá não viveram mas ouviram histórias de alguém próximo que por lá esteve e os que sentem África pelas diversas narrativas comuni-cacionais. Temos todos, na ideia, o espaço que nunca mais acaba; as cores fortes e vibrantes; o pôr-do-sol laranja e vermelho intenso; os verdes, do verde seco passando pelo verde água e acabando no verde-esmeralda; os negros, das noites escuras e das noites estreladas; os amarelos e ocres dos climas quentes e secos; os azuis dos dias claros e das águas cálidas… Em todos há a África quente; a África das texturas; a África do exótico; a África das flores, dos frutos, das florestas, das savanas, dos desertos. A África dos animais: dos pássaros, das borboletas; das zebras a preto e branco; dos leopardos e das chitas das pintas; dos elefantes, dos hipopótamos e dos rinocerontes enrugados; dos búfalos possantes; das palancas, dos gnus e das impalas elegantes; dos crocodilos e doutros répteis ameaçadores; das hienas risonhas; dos leões poderosos; dos primatas brincalhões; dos insectos estranhos…
É neste contexto que as fotografias, que Frederico Fernandes apresenta nesta exposição, serão vivenciadas por todos os que tiverem a possibilidade de contactar com a sua obra. Os seus trabalhos estão impregnados da África dos bichos e dos sítios. Nesta exposição a única gente que se pressente é o autor por detrás da sua câmara fotográfica. A África que nos quer dar a conhecer valoriza o espaço e os seres vivos próximos do estado primordial. As obras que Frederico Fernandes nos apresenta devem ser olhadas e vistas. Olhar não chega. Para se ver é necessário apelar a todos os sentidos. Até nos arrepiarmos. Estes trabalhos só podem ser completamente vividos se nos emocionarmos. E nós ficámos rendidos ao modo como o autor nos provoca, prende e sufoca: a crueza dum insecto arrepiante como ser de outro planeta; a delicadeza das aves poisadas no dorso de um búfalo; a folhagem espelhada num plano de água; a montanha vermelha como uma ruga na imensidão do espaço; o leopardo atento a um qualquer acaso, ilustram a vontade que o autor tem em apelar aos nossos nervos e ao nosso corpo para que possamos, também, sentir e fazer parte desta viagem pelo seu imaginário.
Amadora, Setembro de 2011 | José Mourão
Inauguração: