Exposição 3 | Fantogramas


FILIPE REGO
Galeria Espaço Artever
de 21 de Maio a 14 de Junho de 2011

Na dimensão das imagens As imagens dos sonhos avivam-nos a realidade. As imagens 3D de Filipe Rego confirmam-nos a realidade dos sonhos. Ao olhá-las e ao vê-las permite-nos participar das coisas apresentadas. Estas obras não são só representação. São sobretudo presenças. Presenças que nos assombram, que nos fascinam, que nos obrigam a ser parte integrante do seu espaço. Quando vistas na horizontal, estas imagens, imergem como lava de vulcão. Quando vistas na vertical surgem-nos como algo que nos toca ou que nos pede para que as toquem. As imagens que se libertam da bidimensionalidade deixam de ter tamanho. Deixam de ser mensuráveis. Deixam de ser palpáveis. E passam a ser, também, construídas por quem as vê. Passam a ser comparticipadas.
Nestas obras pouco importa o tema. Uma paisagem, um animal, uma natureza morta, uns braços ou qualquer outro assunto. O que importa é o modo como, o autor, encara e enquadra esses temas.
A terceira dimensão ao ser vivenciada fixa-nos a um universo encantado onde as coisas aparentemente banais se transformam em coisas únicas. E o causador, de tudo isto, não é a técnica; não é a máquina, é sim, o olhar de Filipe Rego munido de décadas de experiência na dimensão das imagens espaciais.
Amadora, Maio de 2011 | José Mourão

Inauguração: